Grande Fraternidade Branca na Umbanda - Chama Violeta e Saint Germain na Umbanda
Existem relações entre a Umbanda e a Grande Fraternidade Branca?
Sim, os mistérios de Umbanda que foram decodificados em parte através da Umbanda esotérica e Umbanda Cabalística, além de numerosos médiuns como o Professor W.W. Matta e Silva e o Médium Benjamin Gonçalves Figueiredo do Caboclo Mirim, e todos falam a respeito das sete emanações cósmicas, ou sete orixás maiores, ou sete anjos ou ainda sete emanações de Deus através das Sete Linhas de Umbanda.
Não somente pelo número sete em nossos mistérios, mas como pelo conhecimento da história de Ramatís, e a Lei de Aumbhãdan, uma escola esotérica com ensinamentos oriundos de Atlântida.
Se aprendermos que a INTELIGÊNCIA CÓSMICA ATUA TRANSMITINDO E PERPETUANDO A LUZ ATRAVÉS DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA AGINDO SEMPRE EM TODAS AS RELIGIÕES NAS MAIS VARIADAS ÉPOCAS DA HISTÓRIA DESTE PLANETA estaremos mais próximos de alguma verdade a nosso respeito e a respeito de Deus, e do futuro das religiões e da Umbanda.
Como os médiuns de Umbanda e seus sacerdotes podem entrar em contato com G.F.B. ?
Não somente pela psicografia, menos ainda pela incorporação... Todo grupo de pessoas recebe orientação superior dos grandes mestres, todo terreiro possui uma egrégora que está de alguma forma ligada à Grande Obra da Inteligência Cósmica. Os grupos que mais buscam harmonizar-se com a Grande Luz da Sabedoria são também os mais próximos das vibrações mais sublimes. Não estamos falando aqui em número, raça , localização geográfica, condição financeira e fama, mas em sacrifício e esforço pessoal de cada membro, sinceridade na busca pelo progresso espiritual, vontade pura, humildade, sabedoria e propósito de amor e felicidade para com a humanidade. O AMOR PELO SERVIR AO PRÓXIMO é a condição que nos torna prontos para receber a Luz e distribuí-la, pois aquele que recebe um dom divino ou um conhecimento sagrado deve ter a SABEDORIA para utilizar-se, logo a bússola para esta sabedoria é o amor e vontade de doar. OS MAIORES MESTRES SÃO OS QUE MAIS SERVEM, POR ISTO SÃO OS MAIS DIGNOS DE CONHECER A LUZ DA SABEDORIA. Podemos assim presumir que qualquer indivíduo ou grupo pelas qualidades de seu caráter e sua capacidade de doação entrará em contato com a Grande Fraternidade Branca.
Temos atualmente uma nova Umbanda, Umbanda da Nova Era ou uma NOVA ERA na qual a Umbanda está inserida? Seria a Umbanda a religião da nova era?
A Umbanda como religião é uma verdade ultrapassada, seremos mais condescendentes se olharmos a Umbanda como Zélio a descreveu: - UMBANDA É A INCORPORAÇÃO DE ESPÍRITOS PARA A CARIDADE! Acredito que isto está longe de um conceito que defina-a como religião, visto que temos sacerdotes e cada um com a sua religião pessoal. Ainda percebemos que médiuns descobrem a sua religação com Deus de forma pessoal e a Umbanda é um laboratório para estas descobertas, os próprios guias e mentores vão guiando os médiuns umbandistas a procurarem o alimento para a sua alma em diferentes religiões. Assim temos médiuns que se afinizam com a doutrina espírita, outros com os cultos afro, outros com o catolicismo romano, outros com ufologia, outros com tradições herméticas e muitos com filosofias orientais. Por isto a resposta mais digna para esta questão pode ser: A Nova Era tão presente em nossos dias atuais onde estamos nos afastando das religiões sectárias, das diferenças entre as crenças e dogmas e nos aproximando de uma religião pessoal independente de templos, admirando a beleza da universalização contida num “código umbandista” que não proíbe a incorporação de outras doutrinas, este “código” permite a unificação de todas num único lugar onde pajés, xamãs, iniciados em alta magia, padres, monges, mentores, orixás, curandeiros, médicos, advogados, ciganos, orientais e muitos outros se unem através do AMOR PELO SERVIR AO PRÓXIMO, por isto é uma filosofia bem condizente com a Nova Era.
Podemos modificar a Umbanda?
Não precisamos modificar a Umbanda, PRECISAMOS NOS MODIFICAR INTERIORMENTE, para nos tornar mais receptivos às forças mais sublimes contida em nós mesmos. À partir da transformação interior, a lapidação da pedra bruta em pedra polida, também o incessante trabalho de buscar mais. Saber quem somos, para quê e por quê é um caminho que já percorremos através da encarnação, se perseverarmos e meditarmos nestas questões estaremos mais próximos de descobrir algo maior em nós mesmos, mas quando nos abatemos pelo cansaço e provações assinamos um contrato com a infelicidade e ficamos fadados às trevas da ignorância que habitam este mundo e só podem ser dissipadas pela verdadeira Luz. A LUZ INTERIOR.
Está escrito no templo de Apolo, no oráculo de Delfos: “Homem conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo os deuses”. Esta mudança interior mudará não só a Umbanda, mas o a humanidade.
Há outras formas de Caridade além da incorporação mediúnica na Umbanda?
Sim, há muitas mediunidades, e muitos dons que são confundidos com mediunidade. A incorporação mediúnica ou passividade é somente uma forma de caridade, por isto muitos médiuns estão limitados em seu potencial magnífico. Se pensarmos bem no que é incorporação e o que é espírito teremos um visão mais ampla do trabalho universal. O espírito de Deus está em toda a parte, ou seja tudo é formado através do espírito, ele é uma das manifestações do Grande Arquiteto do Universo, também somos sabedores que tudo é energia, a matéria é formada por partículas de luz que vibram numa intensidade e polaridade. Assim tudo é formado de Luz e é manifestação do espírito de Deus, são pontos interessantes a se refletir sobre o que é incorporação de espíritos. Acrescentando a este pensamento que a passividade não é possessão, mas afinização do médium através do plano mental com as entidades e as vibrações da natureza magnetizada por ambos. A manipulação da energia de Deus em forma de passe, conselho, abraço, cura, harmonização da aura do consulente são algumas formas de caridade sem incorporação.
Se não incorporamos os Mestres da Grande Fraternidade Branca em nossas giras, como a Umbanda pode estar relacionada a este conceito?
Todas as religiões e grupos estão sob a tutela da Grande Fraternidade Branca. A egrégora de um terreiro que é formada de pessoas, condensadores magnéticos, pensamentos e vibrações que está alinhada com as egrégoras superiores que recebem a Luz da Grande Fraternidade Branca, e absorvem, circulam, compartilham e distribuem a energia canalizada para a comunidade “espiritual” e para a comunidade “material”.
O que podemos ganhar ao entrar em contato com a GFB universal?
Cada um descobre o que tem a ganhar ou perder na sua senda espiritual de forma pessoal, podemos somente elucidar sobre os grandes iniciados que atingiram a Paz, a luz, a sabedoria, o amor, a felicidade e deram testemunho da Luz superior nesta esfera. Entre os grandes exemplos temos: Sócrates, Moisés, Jesus, o Buddha Gauthama, Orunmilá, Hermes Trimegistus, Helena Blavatsky, Allan Kardec, Ramatís, Lao Tsé, Confúcio, Lord Rama, Platão, Maria...
A Umbanda acredita em Seres extraterrenos ou em espíritos de outras esferas?
Segundo Helena Blavatsky, fundadora da Teosofia, que estudou as mais antigas tradições deste planeta e comparou as semelhanças entre todas as antigas religiões e escolas de mistérios ocultas, formulou que a Grande Fraternidade Branca foi fundada por Sanat Kumara e 144.000 seres de Luz que vieram à terra para guiar a humanidade para a ascensão à Luz. Sanat Kumara está ligado ao Planeta Vênus e à Estrela Sirius assim como as pirâmides egípcias, os templos Maias, as tradições indígenas norte-americanas, os Sumérios, Hermes Trimegistus, Jesus, as tradições budistas e muitas outras. Segundo as mensagens canalizadas dos mestres ascencionados a Grande Fraternidade Branca deste sistema solar é supervisionada pela Grande Fraternidade Branca de Sírius (Sírio). A sabedoria nos dada nesta esfera vem da Luz da sabedoria depositada por eras em Sírius. Assim a Umbanda não afirma nem desmente a existência de seres extraterrenos pois como filosofia que não prega dogmas, mas a conceituação pessoal do médium e Deus, cada médium é livre para acreditar, buscar, evoluir, ascender à Grande Luz e à Grande Obra. Afinal todos são diferentes e têm uma visão pessoal de divindade na Umbanda, e nesta, não há uma lei senão a caridade ao próximo.
A Umbanda possibilita contatos com a outras dimensões?
A Umbanda que se apresenta na aurora da nova era busca apometria, meditação, terapias holísticas, Reiki e projeção astral para engrossar suas fileiras de atuação. Podemos ver que os terreiros, médiuns, sacerdotes e assistência têm buscado o estudo, o aperfeiçoamento para a caridade, e são mudanças que não podem ser impedidas pois vêm do esforço superior dos mestres das esferas cósmicas e seres encarnados que estão abrindo a consciência para uma nova humanidade com novas crenças e buscas.
Há algum ritual de Umbanda no qual encontremos a simbologia da Estrela Sírius?
A vela no altar, a estrela de cinco pontas, a estrela de seis pontas, a estrela de sete pontas.. e com certeza muitos médiuns encontrarão em demais símbolos o entendimento da Luz que herdamos ao longo da história através dos diversos avatares que são oriúndos de Sírios ou aprendizes das escolas da Grande Fraternidade Branca deste sistema que recebe m e canalizam a força da Luz.
Se as luzes que iluminaram este planeta na noite dos tempos são, em grande parte, vindos do sistema solar de Siriús, e deram testemunhos da Grande Obra de Deus e da Grande Luz, então devemos colocar uma representação de Siriús em nossos congás?
Muitos congás têm uma estrela de cinco pontas ou algo que o valha, mas a chama da vela sempre está presente como recordação da nossa chama sagrada interna que é a nossa essência divina, uma parte da Luz que nos foi dada por sermos parte do criador. Ou seja a luz da vela é a relembrança da Luz trazida à humanidade e que habita o nosso interior.
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